O estresse e a ansiedade são sensações frequentes para a maioria das pessoas. Essas reações, quando pontuais, não são necessariamente graves. Porém, as preocupações excessivas muitas vezes tornam a rotina estressante demais, acarretando uma série de complicações para quem é afetado. A boa notícia é que esse tipo de nervosismo pode ser contornado com algumas pequenas alterações nos hábitos. Confira a seguir 5 dicas eficientes e fáceis de ser implementadas para cuidar de sua saúde mental.
Dicas para evitar o estresse
1- Procure identificar as fontes do problema
Descobrir quais são as principais causas do estresse é um passo fundamental justamente para que você consiga evitá-las. Aqui, vale destacar que a condição pode estar relacionada tanto a questões práticas quanto emocionais. É válido, portanto, buscar ajuda de um profissional para recolher e alterar padrões de comportamento, quando viável. Insatisfação profissional e dificuldades de relacionamento são dois fatores potencialmente estressantes.
2- Priorize atividades prazerosas
Em meio à correria do dia a dia, é fácil negligenciar os momentos de lazer e descanso. Por isso, tente administrar o seu tempo para que a sua agenda não seja ocupada apenas por obrigações. Reserve espaço para se encontrar com amigos, desenvolver uma nova habilidade ou cultivar um hobby antigo. Essa etapa pode envolver a prática de exercícios físicos, que trazem inúmeros benefícios adicionais, como explicaremos na sequência.
3- Exercite-se regularmente
Durante as atividades físicas, o cérebro libera neurotransmissores, sobretudo endorfina, responsáveis por melhorar o humor. Estudos demonstram inclusive que essas substâncias atenuam dores físicas e até mentais. Além disso, fazer algum esporte auxilia na manutenção de um peso saudável e reduz as chances de condições que afetam preferencialmente pessoas estressadas, como: insônia, doenças cardíacas, depressão e transtornos alimentares.
4- Mantenha uma alimentação balanceada
Quando o organismo recebe os nutrientes necessários para funcionar corretamente, nota-se um aumento significativo na vitalidade e bem-estar do indivíduo. Sendo assim, priorize verduras, legumes e proteínas magras, como peixes. Outra boa ideia é diminuir a ingestão de cafeína e demais estimulantes, que podem incrementar o estresse. Também procure não pular refeições ou comer fora de hora, ainda que isso demande organização prévia. Seu corpo agradecerá.
5- Descanse nos fins de semana
Uma semana cansativa é capaz de drenar não apenas as energias físicas, como mentais. No final de semana ou dias de folga, durma até mais tarde se quiser e se dedique às atividades que trazem satisfação, como mencionamos anteriormente. O objetivo deve ser recarregar as energias para enfrentar as obrigações diárias.
Sugerimos que você aproveite já as dicas acima para controlar o estresse no seu cotidiano. Mesmo em fases mais tranquilas, as medidas são benéficas para a qualidade de vida de todos os pacientes.