Chegou a hora de dormir. Você vai para a cama e leva o celular, passa horas no feed das redes sociais, puxa assunto com quem está perto, presta atenção no que está sendo dito na televisão e, de vez em quando, remexe na cama. Essa cena lhe parece familiar? Provavelmente sim, já que muitos brasileiros não fazem a devida higiene do sono, isto é, uma série de recomendações que se relacionam a um sono de qualidade.
Quase 75% da população brasileira relata sofrer problemas relacionados ao sono, ou seja: é urgente melhorar os fatores ambientais e reduzir os maus hábitos que prejudicam o descanso noturno.
O grande vilão
Celular e demais dispositivos eletrônicos não combinam com sono. Definitivamente. A utilização de dispositivos emissores de luz, antes de deitar, aumenta o estado de alerta. Ou seja: nada de ficar mexendo no celular enquanto você está deitado na cama!
No caso das crianças e dos adolescentes, o quadro é ainda mais sério. Um estudo recente do King’s College, de Londres, mostrou que deixar o celular ou o tablet no quarto, mesmo que as crianças não os utilizem, também é prejudicial, uma vez que a mera expectativa de receber mensagens nas mídias sociais deixa-os vigilantes.
Regularidade
Escolha um horário e deite-se todos os dias em um horário próximo ao estipulado. Dessa forma, você criará um novo hábito e seu organismo entenderá, em poucos dias, a hora de desligar. É importante que esse horário coincida com um estado de sonolência.
Use a cama só para dormir
Se quiser ler algo tranquilo e relaxante, faça-o na sala ou em outro ambiente, deixando a cama exclusivamente para dormir. Ao despertar, levante o quanto antes e abandone a função soneca, que só serve para embaraçar o organismo e deixá-lo perdido. Uma estratégia interessante pode ser deixar o despertador um pouco mais longe da cama, eliminando a tentação da função soneca!
Atividade física e alimentação ajudam na higiene do sono
Há tempos, os estudos confirmam: quem faz atividade física, mesmo que seja uma caminhada diária de trinta minutos, dorme melhor. Mexa-se pelo menos quatro horas antes de dormir, de preferência no período da manhã ou no final da tarde.
O mesmo pode-se dizer sobre a alimentação. O que você come interfere diretamente nesse processo. Não coma antes de dormir e evite o uso de álcool, fumo, cafeína (como por exemplo: café, chá mate, coca-cola) e estimulantes (como alimentos contendo chocolate e gengibre) pelo menos seis horas antes de ir para cama.
Rituais de relaxamento
Há coisa melhor que um banho antes de dormir? Além de relaxante, renova as energias e deixa o corpo preparado para as atividades do dia seguinte. Uma dica interessante é, após o seu banho, tomar um chá quente de camomila ou outro que tenha teor calmante.
O que mais pode ajudar a “desligar a mente”? Caso você seja daqueles que ficam pensando muito naquilo que precisa fazer no dia seguinte, anote sua programação antes de deitar. Isso também te auxiliará na criação de rotinas, que poderão ajudar na programação do seu dia. Meditar também pode ser uma boa estratégia antes de dormir! Quem sabe você não experimenta?
Quanto ao quarto, procure deixá-lo sempre limpo e agradável, escuro e silencioso. Televisão? Seu lugar é na sala!
Colocar em prática essas recomendações de higiene do sono ajudam no bom funcionamento de todo o corpo e refletem, sem dúvida, em uma vida mais saudável, ativa e de qualidade.
Ainda curioso sobre higiene do sono? Aqui vai um post no instagram que pode te interessar!