Ansiedade: dicas para lidar e prevenir no dia a dia

Só quem sofre ansiedade sabe como é acordar pensando no almoço, ao mesmo tempo em que as atenções se voltam para o que acontecerá à noite, no dia seguinte, no mês que vem, daqui a três anos… Enfim, é como se fosse um looping infinito!

Segundo estimativas internacionais, esse transtorno psiquiátrico atinge 264 milhões de indivíduos em todo o mundo, e desses, 18 milhões são brasileiros; ou seja: somos campeões nesse quesito.

A preocupação excessiva, intensa e persistente sobre situações diversas é um problema sério que requer tratamento à base de medicamentos e psicoterapia. Associadas a isso, algumas ações ajudam a aliviar a tensão e a dissipar esses sentimentos. Confira a seguir algumas dicas para prevenir e lidar com a ansiedade no seu dia a dia!

Respire corretamente

É comprovado: respirar corretamente pode espantar o nervosismo e acalmar uma mente agitada. Existem vários jeitos considerados certos, mas uma boa alternativa consiste em usar a musculatura do diafragma, ou seja, movimentar o abdômen e não o tórax, lenta e profundamente, inspirando e expirando.

Quando uma crise vier, foque nesse aspecto, pois ele influencia a fisiologia e os processos cerebrais, melhorando o humor e causando relaxamento extremo. Trabalhe a respiração de modo preventivo também: reserve uns sete minutos por dia para prender e soltar o ar, de maneira leve e natural. Faça isso com bastante atenção e foque no seu corpo, nos seus pulmões, nos seus sentidos aqui e agora!

Escreva

Sabe aquela sensação de “cabeça pesada, que não para?”. Existe uma maneira interessante de lidar com ela: escrever. Não precisa mostrar para ninguém nem publicar nas redes sociais, apenas escreva.
Um estudo realizado pela Universidade de Northumbria, em New Castle, no Reino Unido, e publicado no British Journal of Health Psychology constatou que colocar os sentimentos positivos no papel ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, principalmente no caso de pessoas mais fechadas e solitárias.

Converse com você mesmo

Sabe aquela sua voz interna que parece um segundo eu dentro de você? Você pensa a e ela diz b, em uma espécie de embate. Certamente você pode usá-la a seu favor, conversando consigo e substituindo as afirmações negativas por afirmações positivas, focadas no seu momento presente. Para ilustrar, veja um exemplo de diálogo que você pode ter consigo:

– Eu não vou conseguir terminar isso!
– Por que não?
– Porque eu nunca consigo!
– Esquece o que passou e pense no agora.
– Não consigo!
– Consegue! O que você pode fazer agora a fim de alcançar seu objetivo?
– Ah! Isso, aquilo…
– Ok, então uma coisa de cada vez. Comece e você vai ver!

O que mais você pode fazer?

Sempre que possível, procure fazer algo que você goste muito: toque um instrumento, cante, leia um livro, medite, pratique um hobby (se não tem ainda, comece a experimentar novas possibilidades)… Quando você faz algo que gosta, são liberados no seu organismo substâncias químicas ligadas à sensação de prazer e bem-estar.

Faça uma atividade física diariamente. Faça como for possível: caminhe na garagem do seu prédio, suba as escadas, pule corda no meio da sua sala, experimente fazer uma aula de ginástica virtual no seu quarto… Movimente-se! Reserve um tempo para isso.

Crie rotinas e planeje o seu dia, fazendo o máximo possível para cumprir sua programação. Lembre-se de encaixar pausas ao longo do seu dia para perceber e reconhecer o momento presente.

E em tempos de pandemia? O que fazer? Confira mais sobre esse assunto!